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SEU CURRÍCULO TE DESTACA?

  • Foto do escritor: MannáRH
    MannáRH
  • 9 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Texto inspirado da Claudia Gasparini - Revista Exame


A batalha por um emprego começa no desenvolvimento do currículo. A forma e o conteúdo deste documento compõem o seu “cartão de visitas”.


Um(a) recrutador(a) pode eliminar de cara ou resolver nem chamar um bom profissional para a entrevista pois o #currículo não o fez “brilhar na multidão” de papéis.


Além de uma estrutura adequada, o CV precisa ter certos atrativos para fisgar a atenção, estimular uma leitura mais atenta e comunicar rapidamente o seu potencial para preencher a vaga.



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1. Transforme parágrafos em listas

Grandes blocos de texto desestimulam a leitura — ainda mais no caso de um recrutador cansado de examinar tantos currículos. Na hora de descrever as atribuições que você teve em cada emprego, troque os parágrafos por listas de frases ou bullet points. Pode parecer só um detalhe, mas esse formato mais “digerível” impedirá que o seu currículo seja descartado simplesmente por parecer cansativo.


2. Use fontes clássicas e prefira uma formatação arejada Steve Jobs dizia que design não é a aparência de uma coisa; é como ela funciona. Currículos não são iPhones, mas também obedecem à máxima do criador da Apple: seu efeito sobre o leitor depende muito do seu visual. CVs atrativos usam fontes sóbrias e fáceis de ler, como Arial ou Times New Roman. O espaço ideal entre as linhas é de 1,5 e é importante inserir espaços entre os parágrafos para “oxigenar” a página.


3. Diga o máximo possível com poucas palavras Uma redação clara e concisa é um dos segredos de um currículo atraente. Ser objetivo não significa ser lacônico ou impreciso: o ideal é comunicar tudo e apenas o que importa, sem sobrar nem faltar nada.



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4. Use palavras-chave da sua área Ao pegar um currículo nas mãos, o recrutador não faz uma leitura linear, do início ao fim. Sua primeira atitude é percorrer o documento rapidamente com os olhos, por cerca de 10 segundos, em busca de expressões básicas que indiquem o perfil daquele profissional. “É fundamental que o currículo tenha palavras-chave da sua área, como nomes de sistemas, linguagens, projetos e certificados específicos no caso de um profissional de TI, por exemplo”. Ao “bater o olho” nesses termos, o avaliador já terá uma ideia de que tipo de profissional você é e poderá se dispor a uma leitura mais atenta.


5. Ponha o mais importante no começo Outra forma de favorecer uma rápida compreensão do documento é organizar as informações por ordem de relevância, isto é, do mais ao menos pertinente para a vaga em questão. Uma boa dica é usar a primeira página como uma espécie de folha de rosto, na qual deve constar um “mini currículo” com os dados mais importantes sobre a sua formação, experiências, qualificações e diferenciais. Na segunda página, você pode apresentar essas informações com mais detalhes.



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6. Mostre algo da sua personalidade Ao contrário do que muita gente acredita, é perfeitamente aceitável e até recomendável incluir algo sobre as suas atividades extracurriculares no currículo. Participa de uma ONG que planta árvores pela cidade? Vale mencionar essas atividades para mostrar um pouco de quem você é fora do escritório. “Hoje as empresas têm valorizado muito o aspecto comportamental do candidato, então um currículo que traz dados dessa natureza chama bastante atenção”, só evite o autoelogio: falar sobre o seu perfil pessoal é diferente de se descrever como alguém perseverante, dedicado ou criativo , por exemplo.


“Só isso já é suficiente para colocar um candidato a anos-luz da concorrência”.

 
 
 

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